25 de set. de 2017

Dúvidas comuns de iniciantes na Caligrafia Artística

O mundo da caligrafia artística, ainda é muito pouco conhecido no Brasil. Se você tem dúvidas, esse post tem as respostas, todas respondidas pela calígrafa profissional Ana Barros.

Materiais

1 - Estou começando, posso comprar um Nankin e uma pena "baratinhos" que encontrei?
Ana Barros responde: Não. Definitivamente a qualidade do material irá definir o sucesso ou não dos seus estudos. 
Compre aqui seus materiais profissionais e receba orientações
2 - Devo iniciar comprando penas finas ou de ponta quadrada?
Ana Barros responde: Depende do seu objetivo. Se você for começar por escritas como Copperplate ou Spencerian, use penas de ponta fina. Se for iniciar estudando escritas de traços largos (Ronde Francesa, Chancelaresca, Gótica, Romana, Uncial...), compre penas de ponta quadrada.
3 - Uso cabos oblíquos ou retos?
Ana Barros responde: Se for para escrita Copperplate ou Spencerian, prefira o oblíquo (mas também pode ser usado o reto). As demais escritas, use sempre, cabo reto. Assista ao vídeo de como usar um cabo oblíquo e perca seu medo Clique aqui
4 - Posso usar tinta para caneta tinteiro com penas? 
Ana Barros responde: Escritas como Copperplate e Spencerian não são adequadas e vão, provavelmente, frustrá-lo. Em escritas com traços largos, pode ser interessante.
5 - Posso usar tinta aquarelável na Caligrafia? 
Ana Barros responde: Nesse caso, há exceções. Para a caligrafia Spencerian, não use tinta aquarelável. Já para o Estilo Chancelaresca, Text, Romana, Francesa e outras, com linhas grossas, o efeito é muito bom e é bem agradável, o trabalho.

Execução

6 - O nanquim precisa ser preparado? 
Ana Barros responde: Não. Ele já é líquido, o suficiente, para aplicar na Caligrafia. Compre aqui seu nankin profissional
7 - Minha pena está falhando. O que fazer? 
Ana Barros responde: Isso normalmente acontece quando começamos a trabalhar. Basta fazer pequenos zig zags no seu papel rascunho que ela “esquentará”.
8 - A tinta não para na minha pena, o que fazer? 
Ana Barros responde: Limpe bem sua pena com um pen cleaner (mais indicado) ou use água corrente com sabão neutro para lavar  (menos indicado).
9 - A tinta não sai da pena. O que fazer? 
Ana Barros responde: Se você está usando guache, isso é normal ocorrer. Basta afinar a tinta com mais água, adicionando gota a gota, e testando.
10 - Como preparar guaches? 
Ana Barros responde: A proporção inicial é 1 para 1. Ou seja, prepare em um recipiente, 5 ml de guache e 5 ml de água. Misture bem e comece a testar com a pena, fazendo pequenos zig-zags em seu papel rascunho. Se perceber que a tinta não sai com facilidade, da pena para o papel, vá acrescentando água, gota a gota, até perceber que ela está no ponto para uso.
Clique aqui e assista ao vídeo
11 - Depois de encontrar o ponto do guache, vou precisar adicionar água, outras vezes
Ana Barros responde: Sim. A água vai evaporando. Então, use a mesma orientação acima, adicione água , gota a gota, até perceber que ela está no ponto para uso.
12 - Coloquei muita água no guache e ficou fino, o que fazer
Ana Barros responde: Simples. Basta deixá-lo aberto por dois dias e a água irá  evapor. Depois é só acrescentar água aos poucos e testar.
13 - Quanto da pena devo mergulhar na tinta? 
Ana Barros responde: Até, aproximadamente, a metade da pena.
14 - Como evitar borrões que, vem com o excesso de tinta? 
Ana Barros responde: Quando você abastecer sua pena na tinta, passe, delicadamente,  a parte inferior da pena na borda do pote de tinta, para que a tinta depositada nesse local , escorra. Você não precisa de tinta na parte inferior, mas, somente, na parte superior da pena.
15 - Guache X nanquim. Qual usar? 
Ana Barros responde: O ponto para essa resposta passa pela preferência e necessidade. Se você gostou de usar nanquim e acha mais fácil, pois não precisa ser manipulada, continue usando. Por outro lado, terá a hora que o naquim não suprirá suas necessidades, pois o palete de cores é muito menor que o de guaches. Além disso não há naquins metálicos, mas, sim, guaches metálicos. Compre aqui seu guache e nankin profissionais.

Ana Barros, calígrafa profissional, indica a loja especialista e de confiança para comprar seus materiais O Escriba
Se ainda tem dúvidas sobre os materiais deixe sua pergunta nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.