12 de jun. de 2017

Ornamental Vitoriana

Continue lendo e saiba mais sobre esse estilo. Veja, também, um passo a passo de como eu fiz minha leitura da Letra Vitoriana.
O que nos atrai, quando vemos iluminuras ou ilustrações antigas, é o fato de não existir qualquer outro trabalho igual (Por ter sido feito à mão e ainda não ter a prensa). Cada capítulo, cada página de livro, cada Iluminura traziam letras de mão, ornamentadas, exclusivas.
A escrita Vitoriana, nos remete ao exagero dos detalhes da Era Vitoriana. No entanto, seu estilo não é original, mas inspiração nas belíssimas Iluminuras Medievais e Tipos do Período Renascentista. Por mais que insista a História Tradicional, do contrário, até mesmo a escrita mostra que o Período Medieval deixou grandes contribuições para os povos modernos. 
Observe letras de mão produzidas no período Medieval do século XII
Retirado de https://creativemarket.com/blog/inspiring-examples-of-decorative-vintage-lettering

Observe a letra de mão Ornamentada Renascentista do século XVI

Retirado de https://creativemarket.com/blog/inspiring-examples-of-decorative-vintage-lettering
Finalmente, veja exemplos Capitulares Ornamentadas e outros Tipos da Era Vitoriana 

https://creativemarket.com/blog/inspiring-examples-of-decorative-vintage-lettering
Retirado de https://creativemarket.com/blog/inspiring-examples-of-decorative-vintage-lettering
Retirado de https://creativemarket.com/blog/inspiring-examples-of-decorative-vintage-lettering

No primeiro instante, tendemos a observar somente semelhanças, sobretudo os diversos detalhes e exageros que são empregados desde o Período Medieval até à Vitoriana. Por outro lado, se formos mais atentos, veremos que As letras vitorianas querem trazer dimensão e, às vezes profundidade, a escrita. Ou seja, são vistos dois principais elementos nas letras vitorianas, as sombras e/ou linhas de contorno.
Minha releitura de uma Letra Ornamentada Vitoriana
Eu fiz apenas com a linha de contorno, sem a sombra e, ainda, apliquei cor metálica com a preta. A ideia não foi trazer fidedignidade ao estilo, mas mostrar técnicas simples para fazer uma linda letra capitular.
Tempo corrido estimado: 4 horas
Materiais usados:
1. Water Color Fine Tec cor Arabic Gold; 2. Papel Pergaminho Arjo; 3. Caneta Nankin Micron 02; 4. Borracha; 5 Arabic Gold Fine Tec; 6. Koi Water Brush ponta fina; 7. Nankin Royal Talens; 8 Lápis; 9. Pigma Medium Brush 10. Pigma Fine Brush; 11 Régua; Água (para manipular Mika Fine Tec)
Etapa 1
Estabelecido o espaço que eu queria (9,5 x 7cm), fiz uma divisão em quatro partes, para facilicar minha orientação e a simetria do desenho. Em sequida fiz o esboço todo à lápis, sem aplicar força.
Etapa 2
Em seguida usei a Caneta Nankin Micron 02 para riscar meu esboço.
Etapa3
 Usando a caneta Pigma Fine Brush fiz os "recortes". Como minha caneta estava com pouca tinta, a mergulhei no Nankin R. Talens para fazer esse trabalho. Você pode usar a Koi Water Brush de ponta Fina em toda a pintura. Mas não se esqueça de lavar bem o pincel entre uma cor e outra. 
Etapa 4
  Usando a caneta Pigma Medium Brush fiz o preenchimento. Como minha caneta estava com pouca tinta, a mergulhei no Nankin R. Talens para fazer esse trabalho. Você pode usar a Koi Water Brush de ponta Fina em toda a pintura. Mas não se esqueça de lavar bem o pincel entre uma cor e outra. 
Etapa 5
 Antes de começar o preenchimento com a Gold Mika, deixei secar bem o nakin (por volta de 4 horas). Então apaguei os traços à lápis. Por fim, preenchi com a Gold Mica, da Fine Tec, usando a koi Water Brush Sakura. Esse pincel é bem delicado e proporciona muita precisão em locais pequenos. Use-o para aplicar a Gold Mica e o nankin, se preferir. É muito fácil de usá-lo.
Resultado Final


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.