25 de jan. de 2016

Bico de pena (ou pena) é descartável?

Não!

Hoje eu vim para escrever para calígrafos desesperados e decepcionados com suas penas. Esse post é pensando em vocês. 
O bico de pena ou a pena é um item que pode ser trocado a medida que se faz necessário para buscar novos traços ou escritas, mas não é descartável. Se bem cuidada, uma pena dura muitos e muitos anos. 
Vamos lá! Eu já falei, aqui, outras vezes, como é importante cuidar das penas de forma adequada usando um pen cleaner Speedball ou de outra marca.
Porém a grande questão que venho tratar nesse post é: usar ou não usar o fogo para queimar suas penas antes do uso?
Não! A minha experiência com penas vem de muitos anos e eu nunca levei minhas penas ao fogo. Segundo alguns calígrafos isso faz com que as duas pontas das penas abram-se mais no momento da escrita.
Eu não aconselho tal prática. Além das penas ficarem muito feias, elas não terão uma vida útil muito longa. Jã ouvi e li depoimentos de calígrafos que chegam usar 40 penas para para sobrescrever convites.

O processo para ter sucesso com sua pena e não ter de comprar penas repetidas, segundo minha experiência é:


1. Limpe-a muito bem toda vez que for usá-la! Ao receber sua pena, ela vem envolvida em óleo de linhaça para impedir sua oxidação. Então, use papel absorvente ou uma paninho de algodão umidecido no pen cleaner Speedball. Se você não limpá-las, o óleo não deixa a tinta aderir à pena. Caso você não tenha o pen cleaner, faça o processo com água ou compre aqui

2. Ao terminar terminar de usar sua pena, tire o excesso da tinta em um papel absorvente ou tecido de algodão. Limpe sua pena muito bem! Se possível, passe novamente o pen cleaner. 

3. Se você perceber que demorará para usar sua pena novamente, passe-a em óleo de linhaça ou óleo tipo Singer antes de guardá-las. 

4. Caso você use o óleo para conservá-las, não se esqueça de limpá-las novamente quando voltar a usá-las.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.