21 de out. de 2015

Papéis para Caligrafia



Para obter sucesso na escrita, é necessário também a escolha de papéis corretos. Leia mais para saber quais papéis escolher no momento de comprá-los.



Ao escolher papéis para fazer seus trabalhos de caligrafia, você deve levar em conta:

  1. Gramatura: Não pode ser inferior a 120 gramas, isso porque a tinta é absorvida rapidamente pelo papel deixando os traços craquelados.
  2. Acidez: É importante que sejam livres de ácidos para conservar por muito mais tempo o aspecto original da tinta.

Obs. Essas características são ideais para o uso na caligrafia artística. No entanto, você não deve exigir o tipo de papel que o seu cliente deve fazer o convite. Até mesmo porque as gráficas já produzem seus convites em papéis com gramatura alta. É claro que eles não levam em conta a acidez do papel. Mesmo assim, não haverá problemas graves. Você pode pegar o serviço normalmente.


Observando esses aspectos é impossível errar. Veja a seguir alguns dos papéis que uso muito em meu dia a dia para exibir meus trabalhos:


Papel Sulfite 150 gramas: Pode ser com gramatura menor, mas como é bastante barato eu uso os mais grossos. (Ideais para treinos)


Papel Color plus com 120 gramas m/2: São papéis com cores vibrantes e lindas que podemos aplicar várias cores de tinta e "brincar" muito. Ideais para trabalhos refinados.


Papel Pergaminho 160 gramas de cor natural: São papéis especiais com referências muito antigas. é um papel mais requintado, mas, que exige muita delicadeza em seu tratamento. As mãos não devem ter contato direto com o papel. Coloque um papel entre sua mão e ele para evitar a transferência de oleosidade e suor. Ideais para trabalhos refinados.


Bloco para escrita e desenho: São blocos desenvolvidos especialmente para a escrita e o desenho. Por isso a gramatura é ideal e, também, é livre de ácidos. Ideais para trabalhos refinados.





Minha dica para conseguir serviços de caligrafia: Se você já se sente seguro e quer ser contratado como calígrafo (a), faça um ou mais manuscritos com um alfabeto que você domine e deixe nas gráficas (naquelas especialistas em convites). Deixe também seus contatos. Foi assim que peguei meus primeiros trabalhos de caligrafia.



Super beijo e bom trabalho!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.