30 de out. de 2013

É hora de fazer sua lista! Dicas simples para fazer bonito


Aos calígrafos, noivas, aniversariantes etc. Continue lendo e veja dicas simples que devem ser observadas antes de enviar sua lista para o(a) calígrafo (a).


É de fundamental importância que os nomes e sobrenomes dos seus convidados estejam escritos corretamente. "Errar é humano", mas é bom evitar. O momento de montar sua lista é tão fundamental quanto escolher o modelo do convite. Além disso a nossa língua mãe agradece o cuidado. Então tome algumas precauções e envite passar vergonha. 

Erros Comuns:
  1. Grafia - Nome e ou sobrenome com grafia incorreta, principalmente quando a origem não é tão conhecida. Além disso nome e sobrenome é um substantivo próprio e, como tal, deve ser escrito com a primeira letra maiúscula.
  2. Acentuação ou falta dela - A acentuação é algo muito importante, mas pode fugir à regra, em algumas situações.  Veja a seguir 2 exemplos:
Antônio - Essa é a forma correta, pois trata-se de uma sílaba tônica terminada em ditongo crescente. Mas se o nome vier Antonio, escreva sem o acento.
Luiz ou Luís - As duas formas estão corretas, então observe sempre a forma que é escrita o nome do convidado.
A regra que deve prevalecer é: Escreva sempre da forma que é escrito originalmente o nome do convidado, mesmo que com acentuação inadequada ou grafia incorreta.

Então, como verificar a ortografia dos nomes dos seus convidados sem muito trabalho?
  1. Redes sociais: Hoje elas são ótimas aliadas para essa situação, pois são meios eficientes e discretos.
  2. Telefone: Se você não obtiver sucesso pelas redes sociais, pode entrar em contato com o convidado, alguém da família ou secretário(a).
Dicas para o calígrafo
Verifique a lista do seu cliente e observe possíveis erros de digitação ou ortografia. Você não deve fazer a correção sem consulta prévia do seu cliente. Mas você pode entrar em contato com o mesmo para tirar dúvidas. Afinal é você quem escreve e, se tiverem de achar culpados, o primeiro será você, mesmo que não seja.
Super abraço  e uma linda festa para todos! Da Calígrafa Ana Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.