1 de mar. de 2016

Quer ser um calígrafo profissional? Siga os passos do post e tenha sucesso



Esse post é bem completo e vou deixar orientações que podem facilitar o seu caminho para conseguir seu primeiro trabalho.

Continue lendo e conheça minhas dicas e experiências




1. Você está pronto?

a. Preparo - Toda a vez que vamos disponibilizar um serviço é muito importante que seja de qualidade. Isso quer dizer que você precisa estar seguro para oferecer seu primeiro serviço e, com ele, conseguir seus próximos.

O grau de inclinação da letra é um dos erros mais comuns que devem ser eliminados com o treino.
No exemplo 1 - Todas as letras tem o mesmo grau de inclinação, nesse caso, pouca inclinação o que seu um aspecto mais arredondado.
No exemplo 2 - Todas as letras tem o mesmo grau de inclinação, nesse caso bastante inclinação, o que dá um aspecto mais ovalado.
Com mais ou menos inclinação, mantenha a uniformidade. 


Exemplo 1

Exemplo 2
b. Uma mesa de sombra - a mesa de sombra é algo que não se pode abrir mão, pois as linhas da mesa de sombra permitem que a escrita fique alinhada e uniforme. Isso identifica um trabalho profissional. Veja na foto acima que as letras tem um mesmo tamanho, tanto as minúsculas, quanto as maiúsculas. 

c. Tinta - Qualidade é fundamental para escrever sobre certificados, convites e diplomas. A Royal Talens está entre as marcas profissionais mais em conta. A tinta tem secagem rápida e um ligeiro relevo sobre o papel. As metálicas são fundamentais (ouro escuro, bronze, prata, ouro claro e cobre). As coloridas você pode comprar quando tiver encomendas. Se fizer questão de compras outras cores, comece por essas: preta, branca, vermelho escuro, rosa e azul escuro. 

d. Pena - As penas são os instrumentos mais usados para sobrescrever convites e outros. O motivo é simples. A pena permite que os traços saiam mais largos e mais finos à medida que se pressiona no momento da escrita. Isso deixa a escrita muito elegante. Elas são sinônimos de trabalho profissional.

e. Cabo - Pode ser usado o reto ou o oblíquo. A escrita mais pedida pelas noivas, aniversariantes, formandos, etc. é a copperplate. São letras ligadas por perninhas e bem inclinadas. Por isso eu uso muito o cabo oblíquo, facilitador dessa escrita lindíssima.

Todas as tintas, cabos e penas você encontra em nossa loja e, ainda, 
recebe orientações sobre materiais de caligrafia que adquirir.

2. Apresentação do seu material.

Tenha ao menos 1 manuscrito como modelo para apresentar aos seus clientes. Não é necessário muitos. Basta 1 ou 2 modelos. Escolha modelos clean, simples. A maioria prefere modelos mais simples aos mais rebuscados. Abaixo segue a imagem do modelo de escrita mais pedido pelos meus clientes. Não precisa ser esse modelo. O melhor modelo é sempre aquele que fazemos com mais segurança.



3. Preços

Todos querem saber! A minha dica para quem está começando é: não cobre muito barato, nem muito caro. O primeiro pode fazer a pessoa não valorizar seu serviço. O segundo assusta. Um valor mais alto, pode ser cogitado quando você já tiver feito alguns serviços. Eu sugiro um preço entre R$1,00 e R$1,50 (para 2018).

4. Acessórios

Algumas noivas, debutantes, aniversariantes... pedem para que anexemos convites individuais, com um clip dourado (daqueles pequenos de 1 cm.) aos convites. É um serviço a mais e deve ser feito com muita atenção para não errar. Afinal convites individuais indicam a quantidade de pessoas convidadas em uma casa. Você pode cobrar, 10 ou 15 centavos por convite (sugestão).

A plastificação, às vezes, é solicitada. Eu, particularmente, acho "brega". Se pedirem, você precisará de uma seladora e saquinhos do tamanho aproximado do convite. Veja quanto gasta e quanto deverá cobrar.


4. Divulgação

Essa é uma super dica que darei, a partir da minha experiência. Se você tiver os elementos anteriores, o tiro será certeiro e irá pegar serviços de caligrafia.

-Dica boa! Você pode pegar serviço de sobrescrição de convites de pessoas que você goste, a ponto de não querer cobrar. As pessoas passam a conhecê-lo assim. Todos perguntam quem fez.
-Dica importante! Use as redes sociais. Fazebook é uma ótima opção. Faça frases, tire fotos e publique. Se possível faça uma página no facebook. Você também pode divulgar seu trabalho no Twitter, Instagran, etc.
-Super dica! Essa última dica é fundamental. Leve um manuscrito bem bonito, como o exemplo da foto acima, até uma gráfica de convites. Não leve em qualquer gráfica. Lembre! Seu foco é conseguir serviço e nada melhor que uma gráfica de convites para conhecê-lo. Eles amam calígrafos, pois deixam os convites deles ainda mais lindos. 


5. Eventuais erros

Toda pessoa que encomenda convites é avisada, pela gráfica, que deve fazer uma quantidade maior de para eventuais erros. Eu comunico ao meu cliente que eu posso errar até 5% do total de convites. É importante que ele saiba.


6. Prazos para sobrescrição

Eu costumo pedir 15 dias úteis para entregar o serviço, a partir da entrega dos convites e lista de convidados.


7. Pagamentos

O cliente é comunicado que o pagamento deverá ser feito no momento da entrega do serviço. Faça a seu modo. Só não aconselho o pagamento posterior. 


8. Contrato

Faça um pequeno contrato comunicando seu cliente sobre detalhes do seu serviço: valor, prazo para entrega, margem de erro do calígrafo, cor escolhida para a sobrescrição, forma de pagamento, forma de envio (se tiver), etc.


9. Fidelidade

Cumpra tudo o que ofereceu ao seu cliente que ele divulgará seu trabalho.

8 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Esclarecedoras! Uma dúvida: é comum os clientes pedirem para lacrar os convites com cera? Não tenho intenção de oferecer esse serviço, pelo menos no começo, mas fiquei na dúvida se os calígrafos costumam fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é comum, é bem raro. Nos desculpe pela demora da resposta.
      Abraços.

      Excluir
  2. Esse valor é por convite? E no caso de certificado. Tem sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa a demora em responder. Esse valor é por convite. Hoje eu sugiro entre 1,20 e 2,00 reais. Certificado eu cobro em torno de 70,00 reais, a depender do acabamento. BJS

      Excluir
  3. Esse valor é cobrado somente pela escrita do nome, ou tambem do texto do convite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpa a demora. Eu cobro por unidade de convite (Fernando Monteiro e Família). Se tiver nomes menores é o mesmo valor. Hoje, sugiro entre 1,20 e 2,00 para iniciantes. Bjs

      Excluir
  4. Para escrever o nome em letra gótica num certificado que preço vc sugere?

    ResponderExcluir

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.