21 de ago. de 2018

Escrita Spencerian: Técnica, Materiais e Dicas

Escrita Spencerian linda e elegante. Para saber a técnica e materiais dessa escrita continue lendo.

HISTÓRIA

A escrita Spencerian foi desenvolvida pelo mestre calígrafo Platt R. Spencer. O legado desse homem, bem como de sua família, foi o desenvolvimento de uma nova escrita, Spencerian. Spencer desenvolveu essa nova escrita em meados do século XIX e sua família tratou de dar continuidade ao estilo, trazendo variações no alfabeto original. 
Por isso você pode encontrar alguns modelos diferentes dessa escrita. Por outro lado as características fundamentais são sempre as mesmas.
O modelo que escolhi para esse tutorial, de certa forma, é o mais simples, mas, também, um dos mais antigos.Veja, a seguir, os elementos fundamentais dessa Escrita.

MATERIAIS:

COMPRE SEU KIT PROFISSIONAL AQUI


Minha sugestão:


Pena Hunt 22B, ou Manuscript 111f  ou Gillott 303 ou Principal EF
1 cabo oblíquo
1 cabo reto (se você não se adapta ao oblíquo)
1 papel pautado específico para Spencerian
1 Nankin de excelente qualidade
1 Limpador de penas
Montei um kit dos materiais que você precisa adquirir

 TÉCNICA E CARACTERÍSTICAS

 

Técnica

Grande parte dessa escrita é formada por traços finos. Ou seja, basta observar cada letra e executar o traço. Se for grosso pressione a pena para que ela libere mais tinta, se for fino tire a pressão de sobre a pena para que ela libere menos tinta.
Os traços tem formação diferente da escrita Copperplate. As maiúsculas Spencerianas tem seus traços largos concentrados na base da letra e. nem todos os traços descendentes são largos.A imagem a seguir mostra uma letra maiúscula e pode elucidar o que acabamos de falar.

Minha dica para essa etapa: Decore onde se concentram os traços largos que são pouquíssimos ou tenha sempre um modelo completo para sua consulta (no fim do post trouxemos um modelo).

 

Características

Observe os números a seguir. Cada um representa uma característica. Em seguida você verá a explicação de cada elemento.


Agora, observe a explicação da imagem anterior:
1 - Essa escrita tem as linhas principais em torno de 50º. Veja como reproduzir uma linha na mesma angulação para que você tenha como base em seus estudos. 

Você pode fazer diversas outras linhas paralelas a essa para poder treinar.
2- A angulação dos traços introdutórios e/ou de ligação é em torno de 25º
3- São os traços introdutórios que iniciam as letras ou as conectam. Observe que é ainda mais inclinado que as linhas principais de cada letra, em torno de 25º.
4- São as linhas principais ou fundamentais. Se bem treinadas o sucesso é garantido, pois o todas as letras minúsculas tem uma ou mais linha dessas. Então, basta ligá-las para formar cada letra. Então treine muito.
5- São os alógenos para formação das letras maiúsculas Spencerian. É a partir dessas linhas que são formadas as letras maiúsculas Spencerian. Então treine muito.


ALFABETO SPENCERIAN

Esse alfabeto é bem clássico e, particularmente, acho-o muito elegante. Caso você prefira e tenha muita dificuldade, é possível reproduzi-lo sem os traços largos. Basta usar a pena em seu estado de descanso, sem fazer pressão sobre ela.


Retirado de https://jakerainis.com/blog/elegant-script-spencerian-and-copperplate-roundhand/

Agora, mãos à obra!
Um super abraço da calígrafa Ana Paula Alves Barros

Um comentário:

  1. Muito obrigado por compartilhar este conhecimento. Estou me aventurando neste mundo da escrita Spenceriana.

    ResponderExcluir

Saiba mais: Penas Scroll William Mitchell

As Penas Scrow são pouco conhecidas. Essas penas podem fazer lindos trabalhos, sobretudo para quem aprecia ou busca executar floreios.